quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os Absurdos de Rutherford



 

"Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão"

Neste folheto publicado em 1920, Joseph F. Rutherford prometeu que milhões agora vivos nunca morreriam. Ele fez isso depois que os estudantes da Bíblia saíram doando ao seu movimento Estudantes da Bíblia. A exigência para que "viver para sempre" era seguir para onde ele poderia levá-los. No início de 2000 a Sociedade Torre de Vigia começou afirmando que Rutherford não disse para as pessoas "vão" viver para sempre, mas apenas que elas "podem" viver para sempre. Como visto acima aqui em um folheto publicitário do livreto mostra que o oposto é a verdade. Desejar viver para sempre, nunca mais ter que morrer foi um sonho que levou as pessoas, como os conquistadores espanhóis, a atravessar serras e desertos. Então não é nenhuma surpresa que Rutherford tenha sido capaz de ganhar os novos convertidos e uma fonte de fornecimento de dinheiro.

 

"O lugar correto das mulheres"

Os livros de Rutherford e os artigos nas revistas revelam suas fortes opiniões sobre "o lugar correto das mulheres" na igreja e na sociedade. Em um livro de 1931, referia-se à ascensão pós-1919 dos movimentos das mulheres incentivando a igualdade entre os sexos, como influência satânica, e reivindicou que o costume dos homens tirarem o chapéu para as mulheres ou levantar-se quando uma mulher se aproxima era um esquema do diabo para transformar os homens de Deus e sugeriu que homens que praticavam tal costume eram efeminados. O Dia das Mães foi igualmente descrito como parte de um plano para afastar as pessoas de Deus. Em 1938 ele exortou os adeptos a adiar o casamento e ter filhos - até depois do Armagedom, que Wills afirma estar indicada uma forte influência na comunidade das Testemunhas contra o casamento. Aqueles que se casam, diz Wills, foram considerados fracos na fé. Em uma convenção de 1941 em Missouri, ele citou a descrição das mulheres de Rudyard Kipling como "um pano e um osso e uma mecha de cabelo".


 

Anti-semitismo: a declaração da Torre de Vigia

O presidente anterior da Sociedade Torre de Vigia, Charles Taze Russell, ensinava desde a década de 1870 que Deus não tinha esquecido ou abandonado suas promessas de bênçãos para a descendência de Abraão e o povo judeu, e Deus restaurou-os para a terra de Israel e no devido tempo traria bênçãos para eles e para todas as pessoas ao redor do globo.


No entanto, após a morte de Russell em 1916, Joseph Franklin Rutherford assumiu o controle da Sociedade Torre de Vigia sobre as Testemunhas de Jeová. Em 1931, ele renomeou o movimento Estudantes da Bíblia para "Testemunhas de Jeová", e ensinou seus seguidores a partir de então a acreditar que os judeus não literais ou qualquer outra pessoa, são "testemunhas de Jeová". Rutherford aplicou todas as bênçãos das escrituras para sua Watchtower Bible and Tract Society, e aplicou as outras escrituras que falavam de punição apenas para os judeus literais.


Então, em 25 de junho de 1933, Rutherford reuniu mais de 7.000 Testemunhas de Jeová em Berlim, na Alemanha, a adotou uma resolução chamada "Declaração de Fatos", que foi exibido em milhões de folhetos, enviada a todos os altos funcionários do governo nazista, incluindo Adolf Hitler. Rutherford afirma que sua organização Torre de Vigia:


"Somos falsamente acusados ​​pelos nossos inimigos que temos recebido apoio financeiro para o nosso trabalho dos judeus. Nada é mais distante da verdade. Até este momento, nunca houve a menor contribuição em dinheiro dos judeus para o nosso trabalho. O império maior e mais opressivo na terra é o império anglo-americano. Por este se destina o Império Britânico, da qual os Estados Unidos da América toma uma parte. Tem sido os judeus do Império anglo-americano que se acumularam e levaram Grandes Negócios como um meio de explorar e oprimir os povos de muitas nações.


"Esse fato se aplica especialmente para as cidades de Londres e Nova York, o reduto dos grandes negócios. Este fato é tão manifesto na América que existe um provérbio sobre a cidade de Nova York, que diz: "Os judeus a dominam, os católicos irlandeses a governam, e os americanos pagam as contas." Nós não temos nenhuma briga com qualquer dessas pessoas mencionadas, mas, como testemunhas de Jeová e em obediência ao seu mandamento estabelecido nas Escrituras, somos obrigados a chamar a atenção para a verdade sobre o mesmo a fim de que as pessoas possam ser iluminadas a respeito de Deus e seu propósito." Ele acrescentou: "O atual governo da Alemanha declarou-se contra os opressores do Grande Comércio [América e Grã-Bretanha] e em oposição à influência religiosa errada nos assuntos políticos da nação. Essa é exatamente a nossa posição."


Para agradar os ouvidos de Adolf Hitler ainda mais ele disse: "Em vez de ser contra os princípios advogados pelo governo da Alemanha, nós apoiamos sinceramente esses princípios, e apontamos que Jeová Deus através de Jesus Cristo causará a realização completa destes princípios." Assim, no início Rutherford está dizendo que a Sociedade Torre de Vigia concorda com Hitler em ser contra o povo judeu, mas depois ele comete o erro de dizer que as pessoas devem olhar para Deus ao invés de Hitler. Isto irritou Hitler, que queria que os alemães não olhassem para Deus.


Rutherford escreveu trechos anti-semitas em outras obras, seja porque ele próprio era muito intolerante ou ainda buscando o favor de Adolf Hitler. Ele escreveu em 1934, na página 5, em um livreto "Povo Favorecido": "Os judeus atuais são chamados de comerciantes, entre os quais estão alguns dos homens mais ricos e os mais miseráveis ​​que o mundo conheceu. Certos generais dos grandes comerciantes são chamados judeus. Muitos são arrogantes, orgulhosos e muito egoístas." Em 1937, o juiz Rutherford escreveu em "Inimigos" (p. 281): "... Há homens extremamente egoístas chamados "judeus" que têm interesse apenas pelos atrativos do lucro."


No entanto, Hitler não deixou de apreender os bens de Atalaia, na Alemanha, de modo que Rutherford em 7 de outubro de 1934, teve que montar novamente todas as congregações das Testemunhas de Jeová na Alemanha. Desta vez, eles tomaram conhecimento de uma carta de Rutherford escrita para ser lida para os funcionários do governo nazista, Hitler em especial, afirmando que "Há um conflito direto entre o direito e a lei de Deus... Portanto, vamos obedecer aos mandamentos de Deus, vamos reunir para o estudo da Sua Palavra, e adorar e servi-Lo como Ele ordenou." Isso enfureceu Hitler.


Para adicionar mais combustível na fogueira, nesse mesmo dia as Testemunhas de Jeová em quarenta e nove outras nações se encontraram e apoiaram Rutherford enviando telegramas a Hitler dizendo: "Seus maus-tratos às Testemunhas de Jeová e todas as pessoas boas da terra desonra de o nome de Deus. Abstenha-se de perseguir as Testemunhas de Jeová, senão Deus vai destruir você e seu partido nacional." Ele foi reimpresso na revista Despertai! datada de 22/08/1995.


Hitler ordenou que todas as Testemunhas de Jeová fossem jogadas nos campos de concentração nazistas. Enquanto isso, Rutherford viveu no Brooklyn e às vezes em Beth Sarim, uma mansão em uma propriedade de 100 acres que ele possuía em San Diego. Poucas Testemunhas de Jeová sabiam da mansão ou seus luxuosos Cadillacs de 16 cilindros. Apesar de ter morrido em 1942 o seu texto anti-semita "Teologia da Substituição" continua a ser um dos pilares da Sociedade Torre de Vigia sobre as Testemunhas de Jeová, e que se opõe ao movimento rival Estudantes da Bíblia (Estudantes da Bíblia da Aurora, Estudantes da Bíblia Associados, Estudantes da Bíblia de Chicago, etc).


Os Estudantes da Bíblia, da qual Joseph F. Rutherford, no centro de Missouri subiu para arrancar a organização Torre de Vigia, pregava a ressurreição universal é para todos os seres humanos (Leia Atos 24:15, João 3:16), Jeová Deus tem bênçãos na loja para os cristãos, judeus, e de fato para toda a humanidade. Enquanto isso os líderes da Sociedade Torre de Vigia ensinam às Testemunhas de Jeová a chamar os Estudantes da Bíblia e outros que discordam deles "escravos do mal", "apóstatas", etc. Em contraste Cristo deu sua própria vida para todos e não para apenas alguns, e ele também ensinou amar até seus inimigos (Leia Lucas 6:35). Sinta-se livre para fazer e distribuir cópias deste artigo. (João 8:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.